segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Efeitos tóxicos. PARTE I

São os efeitos adversos causados por substâncias químicas. Assim, todo efeito tóxico é indesejável e nocivo. Mas nem todos os efeitos indesejáveis são tóxicos.
Classificação dos efeitos tóxicos:
IDIOSSINCRÁTICO - predisposição particular do organismo que faz que um indivíduo reaja de maneira pessoal a influência de agentes externos.
1)Efeito IDIOSSINCRÁTICO - correspondem a respostas quantitativamente anormais a certos agentes tóxicos, provocados por alterações genéticas. O individuo pode ter resposta adversa com doses baixas(não-tóxicas)ou então ter uma resposta extremamente intensa com doses mais elevadas.
2)Efeito ALÉRGICO - reações alérgicas ou alergia química são reações adversas que ocorrem somente após uma prévia sensibilização do organismo ao agente tóxico, ou a um produto quimicamente semelhante. Na primeira exposição, a substância age como um hapteno promovendo a formação dos anticorpos que em 2 ou 3 semanas estão em concentração suficientes para produzir reações alérgicas em exposições subsequentes.
HAPTENO - substãncia que não produz anticorpos, mas reage com ele. Um anti-alérgico (istamínico)resolve, age como anticorpo. Por ser em pouca quantidade, o organismo não reconhece e não produz anticorpos. O HAPTENO se acumula no organismo, aparece em testes, mas só apresenta sintomas físicos quando exposto várias vezes.
3)Efeito IMEDIATO ou AGUDO - são aqueles que aparecem imediatamente após uma exposição aguda, ou seja, exposição única ou que ocorre, no máximo, em 24 horas. Em geral são efeitos intensamente graves.
OBSERVAÇÃO: Efeito Idiossincrático - tem alteração genética / Hapteno - não tem alteração genética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário