segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Efeitos tóxicos. PARTE II

4)Efeito CRÔNICO - são aqueles resultantes de uma exposição crônica, ou seja, exposição a pequenas doses, durante vários meses ou anos. O efeito CRÔNICO pode advir de dois mecanismos:
A)Somatório ou Acúmulo do Agente Tóxico no Organismo - A velocidade de eliminação é menor que a de absorção, assim ao longo da exposição, o agente tóxico vai sendo somado no organismo até alcançar um nível tóxico;
B) Somatório de Efeitos - Ocorre quando o dano causado é irreversível e, portanto, vai sendo aumentado a cada exposição, até atingir um nível detectável, ou então, quando o dano é irreversível, mas o tempo entre cada exposição é insuficiente para que o organismo se recupere totalmente.
5)Efeito RETARDADO - são aqueles que só ocorrem após um período de latência, mesmo quando já não existe a exposição. Ex. efeitos carcinogênicos que tem uma latência a 15 anos(existe alteração genética). OBSERVAÇÃO: Carcinogênico - Câncer.
6) Efeitos REVERSÍVEIS OU IRREVERSÍVEIS - a manifestação de um ou outro efeito vai depender principalmente da capacidade do tecido lesado se recuperar. Assim, lesões hepáticas são geralmente reversíveis, já que este tecido tem grande capacidade de regeneração, enquanto que as lesões no sistema nervoso central são geralmente irreversíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário